Projeto: Elevador com n andares
Tecnologia: Circuitos Combinacionais, Flip-flips (não possui circuito sequêncial), Display 7 segmentos, ponte H, Motor DC, Sensor/receptor infravermelho, etc.
Objetivo é fazer um simples elevador de 3 andares utilizando essencialmente circuitos combinacionais, alguns flip-flops.
Existe uma limitação, o elevador só pode atender um chamado por vez, isto é, ao pressionarmos o botão do 1° andar, qualquer botão pressionado não surtirá efeito, estariam bloqueados, até que o elevador chegue no 1° andar e desbloqueie os botões, daí então podemos escolher outro andar;
Utilizamos um display de 7 segmentos para indicar o andar atual do elevador;
O elevador deve ficar parado até que outro andar seja indicado.
Para melhor entendimento do circuito, vamos legendar as variáveis que vamos encontrar no esquemático.
B1 - Botão primeiro andar - Botão que pressionamos para o elevador ir para o primeiro andar
B2 - Botão segundo andar - Botão que pressionamos para conduzir o elevador ao segundo andar
B3 - Botão terceiro andar - Botão que pressionamos para o elevador ir para o terceiro andar
Observação: Utiliza-se botões push button, para assemelhar-se ao funcionamento real da parte interna/esterna de um elevador.
S1 - Sensor primeiro andar - Sensor que indica se elevador está no primeiro andar
S2 - Sensor segundo andar - Sensor que indica se o elevador está no segundo andar
S3 - Sensor terceiro andar - Sensor que indica se o elevador está no terceiro andar
Observação: Utilizamos sensor e receptor infravermelho, quando o elevador corta a luz emitida do emissor para o receptor, gera-se na saída nível lógico ALTO que é mandado para o circuito, evidentemente apenas um sensor é ativo por vez pois um elevador não ocupa dois andares.
DESENVOLVIMENTO
TRAVAMENTO DOS BOTÕES
Para fazer o travamento dos botões e escolhermos um andar por vêz, utilizamos três flip-flops, pode ser JK ou tipo D, no exemplo a seguir, vamos escolher o FF tipo D.
imagem
Os flip-flops estão configurados de tal forma que uma vez dada um pulso de borda positiva pelo botão, a saída correspondente é acionada e qualquer outra saída fica desabilitada. O botão acionado indica ao circuito para onde é que o elevador deverá ir, isto é, se o BT3 for pressionado, o elevador deverá ir para o andar 2 (último andar) e o botão voltará a ser desabilitado quando o elevador chegue ao andar desejado. Em outras palavras, o clear é dado pelo andar correspondente no qual se encontra o elevador, dada pelas saídas S1, S2 e S3, ou seja, botão é resetado assim que o elevador chegue ao andar correspondente.
POSIÇÃO DOS ELEVADORES
A segunda etapa do projeto foi a elaboração do circuito que trata a posição dos andares, ele é responsável por fornecer ao circuito combinacional onde o elevador está (em qual andar ele está situado), salvando o valor do andar anterior até que sensor indique o elevador mudou o andar, isto é, ele vai atualizando e salvando.
imagem